Audi RS4 Avant traz motor V8 de 450 cv e preço de R$ 438.700
Perua chega com preço e pegada de superesportivo. Velocidade máxima é de 250 km/h
As peruas são normalmente associadas ao meio de
transporte familiar. Vistos com frequência na porta de colégios ou nos
estacionamentos de supermercados. Mas para a Audi, perua pode ser um carro
ideal para se colocar em uma pista de corrida. Por isso, há vinte anos a marca
lançou o modelo RS2, que virou um ícone entre os esportivos. O modelo trazia
motor e freios preparados pela Porsche. Até as rodas eram emprestadas do 911.
Na época, foi eleita a perua mais rápida do mundo (fazia de 0 a 100 km/h em
apenas 5,4 segundos).
Agora, para mais um capítulo da tradição, a marca
lança no Brasil a RS4 Avant, que é a terceira geração do RS2. A perua chega ao
país por R$ 438.700 e um arsenal capaz de deixar muitos esportivos comendo
poeira.
O motor, por exemplo, é um V8 de 4.2L de 450 cv (30
cv a mais que a antiga geração). O câmbio é o S-Tronic, o mesmo que equipa o
R8, com dupla embreagem e sete velocidades. Com isso, a perua é capaz de
acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente
em 250 km/h (porém um kit opcional libera a perua para voar baixo até os 280
km/h). Isso sim é uma perua de respeito. Um detalhe importante, a RS4 Avant
ainda traz tração nas quatro rodas. Ou seja, foi feita para comer asfalto.
Volta rápida
A Audi disponibilizou uma RS4 Avant para teste da
imprensa no Autódromo de Interlagos. O circuito, montado na reta antiga do
autódromo, permitia acelerar de 0 a 100 km/h, frear vindo de 100 km/h e uma
prova de slalom.
Tenho que dizer que o teste acabou muito rápido,
tamanho foi o apetite da perua. Para a prova de aceleração a RS4 conta cm um
controle de largada que é ótimo, apesar de ter falhado algumas vezes (segundo a
Audi, por conta da temperatura do óleo estar baixa). Bastou pisar no freio e
apertar o pé no acelerador. Depois foi soltar o freio e sentir a perua partindo
com a vontade de um touro num rodeio. O banco esportivo foi ótimo para absorver
a porrada nas costas, mas deve cansar em uma viagem longa.
Já a prova de frenagem deixou claro que a perua da
Audi, apesar de ter sido confeccionada para os amantes da velocidade, também
cumpre com extrema segurança as tarefas do dia a dia, como levar a criançada
para a escola ou fazer compra no supermercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário