A inclusão de peixe na alimentação diária proporciona inúmeros benefícios a saúde, os principais são:
- Fonte de aminoácidos essenciais;
- Auxilio na formação de proteínas;
- Ajuda no crescimento;
- Fonte de ferro, vitamina B12 e cálcio;
- Prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas e inflamação dos olhos;
- É um alimento com baixo teor de gordura;
- Fonte de ômega 3;
O consumo de peixes proporciona inúmeros benefícios a saúde, os médicos aconselham o consumo de peixe pelo menos 2 vezes por semana.
Apesar de todos os benefícios descritos acima, é preciso ter cuidado na hora de escolher os peixes, pois alguns como o atum e o bacalhau são gordurosos, e se consumidos em excesso podem ser prejudiciais a saúde. Para prepara-los escolha os pratos grelhados, ensopados e cozidos, evite as frituras.
Os peixes devem estar sempre presentes na alimentação dos idosos pois previnem o mal de alzheimer e o cansaço mental, proporcionando uma melhor qualidade de vida para esses indivíduos.
O peixe deveria estar mais presente no cardápio brasileiro. Ele é tão rico em proteínas quanto a carne bovina. Portanto, substituir a carne de boi ao menos duas vezes por semana pelo pescado significa fornecer ao organismo os mesmos nutrientes.
Além disso, o peixe tem grande quantidade de minerais (como cálcio e fósforo) e vitaminas. O tão conhecido e bem falado ômega-3 (tipo de gordura encontrada em espécies como sardinha, atum e bacalhau) ainda ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de doenças cardíacas, arteriosclerose (endurecimento das artérias) e o nível de colesterol e triglicérides. E a melhor notícia: ele é pouco calórico. Aproveite e prepare pratos deliciosos.
Você sabia?
Nos últimos sete anos, o consumo anual de peixe cresceu 40% no país. Cada brasileiro come hoje 9 quilos por ano. Ainda é pouco: a Organização Mundial da Saúde recomenda 12 quilos por pessoa. E o fato de não termos atingido a meta não está no preço do pescado: É muito mais uma questão cultural do que de preço, diz o economista Alberi Dalbermann.
Nenhum comentário:
Postar um comentário